Múltiplos

Trabalho coletivo exposto em parceria na Galeria de Arte e Pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo (GAP/UFES) em 2017 no Seminário Exposição Deslizes Monumentais e Sonhos Intranquilos

Partindo dos aspectos relacionais do campo da arte (Danto 2006), objetivamos uma triangulação que afetasse de modo semelhante os grupos de indivíduos envolvidos nesse processo, a saber: os atingidos, os pesquisadores e o público que receberia as manifestações. Uma vez que decidimos que as imagens utilizadas seriam as das tarjetas, optamos em fazer cinco blocos com as fotografias. Cada bloco continha aproximadamente 500 fotos. Dessa forma seria possível ao público, além de ler e observar as manifestações dos atingidos, levar consigo essas demandas para outros espaços (casa, trabalho, escola, etc.) multiplicando, assim, de forma o mais direta possível, os pensamentos e afetos das populações com quem estávamos trabalhando. Outro aspecto importante do trabalho era o modo expositivo dos blocos fotográficos. Decidimos colocá-los no chão.

Foto de Thais Henrique Dias. Os blocos de fotografias foram dispostos no chão da galeria de forma que as pessoas precisavam se abaixar e arrancar uma folha.